Eventos

Jornada Universitária de Apoio à Reforma Agrária – UnB

flyer jornada 2015

 

__________________________________________________________________________________

 

II ENCONTRO INTERNACIONAL TEORIA DO VALOR TRABALHO E CIÊNCIAS SOCIAIS

Cartaz

 

__________________________________________________________________________________

 

1° Encontro de Pesquisa do Território Kalunga e Comunidades Rurais

FLYER encontro pesquisa quilombo web

 

__________________________________________________________________________________

 

I Jornada “Universidade, Reforma Agrária e Projeto de Nação: novos horizontes de mobilização social”

No mês de abril de 2014, mais de quarenta universidades públicas brasileiras realizarão atividades acadêmicas, políticas e culturais em apoio à luta dos movimentos sociais do campo brasileiro. Desde o massacre de Eldorado dos Carajás, em que dezenove trabalhadores rurais sem terra do MST foram assassinados, o dia 17 de abril é considerado o dia internacional de luta pela Reforma Agrária. Portanto, há dezoito anos o mês de abril tem sido marcado por intensas mobilizações, organizadas pelos movimentos sociais do campo, sobretudo o MST, exigindo o fim da impunidade pelos crimes do latifúndio e o avanço da Reforma Agrária.

As Universidades Públicas compreendem que não podem ficar alheias ante essa realidade que persiste no campo e impede o avanço das transformações sociais. Acreditamos que é papel da Universidade debater e refletir sobre a Reforma Agrária no Brasil num contexto em que os novos horizontes de mobilização social exigem a elaboração de um projeto para o país que tenha como protagonista a classe trabalhadora brasileira. O fim do latifúndio e das desigualdades no meio rural, a prática de uma agricultura sustentável e a redistribuição da terra deverão fazer parte deste novo projeto.

Com o intuito de reconhecer a relevância das pautas do MST e demais movimentos do campo para a consolidação da democracia brasileira, os grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Agrários (Neagri), Modos de Produção e Antagonismos Sociais (MPAS), Centro Transdisciplinar de Educação do Campo (CTEC), Literatura e Modernidade Periférica (Poslit/TEL) e Núcleo de Estudos para a Paz (NEP), vinculados à UnB, em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), promovem esta Jornada de debates e a feira da produção e cultura da Reforma Agrária.

 

Cartaz-Jornada

 

Programação-Jornada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s