Seminário Conexões IV

 

 

Seminário na UnB debate feminismo, campesinato e luta de classes

18 de setembro de 2014
Por Iris Pacheco
Da Página do MST

VEJA MATÉRIA COMPLETA

VEJA FOTOS DO EVENTO

Durante os dias 15 a 17 de setembro, ocorreu na Universidade de Brasília (UnB), no Campus de Planaltina, o Seminário Conexões IV – Feminismo, Campesinato e Luta de Classes.

Organizado pelo grupo de pesquisa Modos de Produção e Antagonismos Sociais (MPAS) junto com movimentos sociais, como o MST, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e a UnB, o seminário teve sua programação permeada pelo debate sobre feminismo no âmbito da luta de classes e da questão agrária, tanto no Brasil, quanto na América Latina.

Segunda Paola Pereira, integrante do MPAS, o tema é uma demanda histórica dos movimentos sociais que compõem o grupo de pesquisa, e a partir disso se tomou a definição de fazer o espaço voltado para o debate em questão.

“É necessário essas três concepções inter-relacionadas. A gente consegue dialogar e valorizar a diversidade de público e debate que o feminismo é capaz de trazer e saímos fortalecidas, sabendo o tamanho da tarefa e de que concepção de feminismo camponês a gente está falando”, comentou.

A programação diversificada do seminário garantiu espaços de três ações pedagógicas, que foram desde as conferências e exposições temáticas sobre a concepção marxista do feminismo debatido pelas camponesas, até a narrativa de depoimentos individuais das companheiras, que expuseram sua trajetória e referência de luta, do auto reconhecimento e valorização do ser mulher dentro desse processo.

Para Adriana Mezadri, da coordenação nacional do MMC, o seminário cumpriu o papel de divulgação desse debate e fortalece a construção unitária das mulheres camponesas no processo da luta de classes.

“É importante a divulgação desse debate sobre o feminismo camponês e classe popular que a gente vem construindo no decorrer da nossa história, na perspectiva de avanço da luta das mulheres e da classe trabalhadora. Mostrar que o conhecimento popular que a gente vem construindo tem valor científico, nos ajuda avançar na construção, tanto da unidade das mulheres, da luta feminista, quanto na unidade de classe para transformação da sociedade mais justa e igualitária, e fazer essa ruptura com o modelo capitalista e patriarcal que a gente vive”, ressaltou.

 
_______________________________________________________________________________________________________

 

Programação do Seminário Conexões IV: Feminismo, Campesinato e Luta de Classes

flyer conexões 4_novo

 
_______________________________________________________________________________________________________

 

O grupo de pesquisa Modos de Produção e Antagonismos Sociais (MPAS), em parceria com o Curso “Residência Agrária: Matrizes Produtivas da Vida no Campo”, a Escola Nacional Florestal Fernandes (ENFF), o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e a Via Campesina, promovem o Seminário Conexões IV: Feminismo, Campesinato e Luta de Classes, a ser realizado no campus de Planaltina, da Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, durante os dias 15, 16 e 17 de setembro de 2014.

O Seminário será composto por mesas, depoimentos, pôsteres, apresentação de trabalhos e debate em Grupos de Trabalho (GT’s). Também contara com apresentações culturais e lançamento de livros. A participação poderá ocorrer na condição de ouvinte ou como expositor de trabalho em GT ou Pôster. Envio de resumos prorrogado até 30/08.

 

CONFIRA A SEGUNDA CHAMADA COMPLETA AQUI

 

FLYER segunda chamada conexoes 4

 

____________________________________________________________________________________________________________

 

Baixe aqui a Chamada Completa do Seminário Conexões IV

 

flyer chamada conexoes 4

 

____________________________________________________________________________________________________________

 


Sem título-1

 

 

O grupo de pesquisa Modos de Produção e Antagonismos Sociais (MPAS), junto ao curso de Residência Agrária: Matrizes Produtivas da Vida no Campo do campus Planaltina, da Universidade de Brasília e à Escola Nacional Florestal Fernandes, promoverá a quarta edição do Seminário Conexões, a ser realizado entre 15 e 17 de setembro de 2014.

A temática central eleita para a quarta edição do seminário Conexões é: Feminismo, Campesinato e Luta de Classes e visará discutir a trajetória feminista e o impacto de vários aspectos dela para o desenvolvimento da luta de classes. Pontos centrais nesse debate serão o papel histórico das mulheres nas lutas sociais e revoluções, a construção do feminismo, a questão agrária e a mulher, sua representação na mídia, soberania alimentar, a violência contra mulher e a luta das mulheres negras. Pretendemos ampliar e consolidar uma trajetória de debates e de produção de conhecimento a respeito das transformações sociais, políticas e econômicas no que tange às relações entre campo e cidade iniciada no ano 2012.

As atividades e modalidades do Seminário compreenderão a exposição das temáticas principais em mesas, discussões em GTs de trabalhos inscritos lançamentos de livros, saraus, apresentações e exposições.

As informações sobre a programação detalhada, os prazos e normas para envio de trabalhos e as orientações gerais estarão acessíveis, em breve, no blog do Grupo de Pesquisa MPAS  https://modosdeproducao.wordpress.com/

Com essa iniciativa o MPAS convida e tem a expectativa de que participem do seminário pesquisadores, professores, estudantes, militantes e dirigentes de movimentos sociais e sindicais.

Grupo de Pesquisa Modos de Produção e Antagonismos Sociais (MPAS)

Curso Residência Agrária: Matrizes Produtivas da Vida no Campo

Escola Nacional Florestal Fernandes (ENFF)

Brasília, fevereiro de 2013.

 

Baixe aqui a Primeira Circular Conexões IV em formato PDF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s